terça-feira, 18 de novembro de 2008

EUA em recessão

Ola pessoal,

Como alguns já devem ter visto, a Europa do nosso querido "euro" entra em recessão, o Japão esta semana também anuncia a recessão no país.

Muitos dizem que os EUA estão a beira de entrar na onda, mas pra alguns analistas eles já estão em recessão. Segue uma pequena matéria sobre o assunto:

"Os Estados Unidos já estão em recessão, e ela não deve ser de curto prazo, segundo pesquisa com economistas do setor privado. De acordo com o levantamento do Nabe (Associação Nacional de Economia de Negócios, na sigla em inglês), 96% dos entrevistados afirmam que a maior economia mundial já está em recessão.

Metade dos economistas diz que a recessão começou no último trimestre do ano passado ou nos primeiros três meses deste ano. E aproximadamente 75% dos entrevistados afirmam que ela vai continuar além do primeiro trimestre do ano que vem -quando prevêem que o PIB dos Estados Unidos se expandirá em 0,9%.
Para o período de outubro a dezembro deste ano, eles dizem que a economia americana deverá se contrair em 2,6%, o que configuraria a definição mais usual de recessão (dois trimestres consecutivos de contração), já que entre junho e setembro a queda foi de 0,3% na taxa anualizada."

Para quem tem dúvida sobre o que é recessão, estou colocando uma definição:

Recessão é um período em que ocorre um grande declínio na taxa de crescimento econômico de uma determinada região ou país. Resulta na diminuição da produção e do trabalho, dos salários e dos benefícios das empresas. Do ponto de vista dos empresários, recessão significa restringir as importações, produzir menos e aumentar a capacidade ociosa. Para o consumidor, significa restrição de crédito, juros altos e desestímulo para compras. Para o trabalhador, baixos salários e desemprego.

Tecnicamente, para que a economia de um país entre em recessão, são necessários dois trimestres consecutivos de queda no PIB. Se o PIB crescer pouco, pode-se falar até de estagnação econômica, mas não de recessão.

A recessão é menos severa que a depressão, porém é formada por uma redução expressiva das atividades comerciais e industriais.

Bom, a notícia não é boa mas vale a informação.

abraços,

Seja o primeiro a comentar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO