quarta-feira, 18 de março de 2009

Cemig - Fique de olho

Ola pessoal,

A A Brascan Corretora voltou a fazer a análise das ações preferenciais (PN, sem direito a voto) da Cemig. A recomendação para a ação é de "marketperform", o que significa que o ganho esperado para as ações está situado no intervalo de 5 pontos percentuais acima ou abaixo do retorno projetado para o Índice Bovespa. Segundo as projeções da corretora, o preço-alvo para os papéis da empresa para dezembro deste ano é de R$ 41,59, o que corresponde a um potencial de valorização de 28,5% com relação à cotação de R$ 32,35 registrada ontem na bolsa. Vale lembrar que as estimativas levam em conta as projeções de resultado da empresa, mas dependem das condições de mercado e da procura do papel para se concretizarem.

Em relatório encaminhado a clientes, a corretora diz que sua recomendação está fundamentada na estratégia da companhia de expandir operações no mercado nacional, em geração e transmissão de energia. Para a Brascan, o fluxo de caixa projetado para a Cemig permite à empresa manter o pagamento dos dividendos semestrais, bem como a continuidade dos investimentos em projetos ou em operações de fusões e aquisições. A Cemig atua nos principais segmentos do setor elétrico brasileiro (geração, transmissão, distribuição), sendo uma empresa bastante competitiva ante suas concorrentes em um quadro de consolidação setorial, avalia a corretora. Fora do Brasil, a companhia vem expandindo suas atividades. No Chile, ela já atua no segmento de transmissão de energia elétrica. "Acredito que essa expansão demonstra elevado entendimento sobre o futuro do setor elétrico no que diz respeito, principalmente, a um sistema único e integrado de energia elétrica, assim como ocorre na Europa", escreve Rafael Quintanilha, que assina o relatório.

Para realizar a análise, a equipe da Brascan incorporou nos cálculos um cenário de desaceleração da atividade, projetando o PIB de 2009 em 1,5%. As estimativas consideram uma recuperação da economia global somente a partir de 2010, trazendo uma melhoria operacional da companhia do ano que vem em diante. "Em nossa opinião, o reflexo do cenário de desaceleração econômica estimada para 2009, já está no atual patamar de negociação dos múltiplos da Cemig em bolsa", diz o relatório. De acordo com as estimativas da Brascan, a Cemig vem sendo negociada com um Preço/Lucro (P/L, indicador que dá uma ideia do prazo de retorno do investimento) para este ano de 8,1 vezes.

Fonte: Valor Economico

Seja o primeiro a comentar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO