segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A crise nos afeta? Lula diz que não!!!

Os primeiros sinais da atual crise financeira mundial surgiram em 2004, quando devido a alta dos juros nos Estados Unidos, houve um aumento da inadimplência no mercado imobiliário americano. Esta crise no mercado imobiliário está diretamente relacionada com a inadimplência em empréstimos do tipo subprime (crédito de risco hipotecário), que se alastrou para várias instituições financeiras que quebraram.

O resultado foi que, com a falência destas instituições, houve uma crise de confiança no mercado e os bancos congelaram os empréstimos para evitar calotes.

A crise no setor imobiliário norte-americano prosseguiu pelos anos seguintes com perdas significativas em título ligados a hipotecas. Mas o momento mais agudo ainda estaria por vir. No início de setembro, as empresas hipotecárias americanas Fannie Mae e Freddie Mac revelaram que poderiam quebrar e receberam uma ajuda financeira do Tesouro Americano, que procurava contornar a situação.

Em seguida, o banco Lehman Brothers, que não obteve a ajuda do governo norte-americano pediu concordata. A venda do Merrill Lynch ao Bank of America, a ajuda bilionária à seguradora AIG, e a venda do Wachovia ao Citigroup, completaram o quadro de agravamento da crise. Quedas expressivas no mercado financeiro mundial e no índica Dow-Jones revelaram a gravidade da situação do sistema financeiro.

O presidente George W. Bush reconheceu que sem uma ajuda do Tesouro Americano, seria impossível debelar os efeitos nocivos da crise. Mas a rejeição pelo Congresso norte-americano do pacote de US$ 700 bilhões parecia mostrar que a solução não iria ser tão simples. Mesmo com a aprovação da ajuda, após apelos do presidente Bush e dos candidatos à presidência dos Estados Unidos, as perdas nos mercados financeiros mundiais prosseguem. E o mundo se pergunta: aonde nos levará esta crise?

Esta crise nos afeta?

Apesar do presidente Lula dizer que os fundamentos da economia brasileira estão sólidos e que a crise norte-americana é um problema de George W. Bush, na verdade, a crise pode nos atingir.

"Bom, falar dessa maneira só poderia vir do Lula mesmo, e desde quando ele entende de economia, mercado de capitais? Sequer deve saber usar uma calculadore científica. Com certeza deve ter ouvido do ministro da fazenda dizer que o Brasil é sólido, não será afetado, etc; e pensou, vou repetir isso, achei legal, mas a verdade é que ele não deve entender absolutamente nada do que está acontecendo.
Me perdoem os Petistas, mas não irei falar bem de uma marionete ignorante pra agrader ninguém."


A dificuldade de se obter dinheiro, uma das marcas desta crise de confiança, pode fazer com que empresas e bancos não consigam captar recursos através de empréstimos no exterior. Com menos linha de crédito, algumas empresas podem diminuir a produção e novas contratações, o poderia diminuir o ritmo da economia e aumentar o desemprego.

Outro efeito pode ser uma diminuição dos empréstimos para pessoa física, o enfraquecimento das exportações e o aumento da inflação e a redução do poder de compra com a alta do dólar.

3 Comentários:

Anônimo disse...

Lula disse que a crise não atravessaria o Atlântico...
Pois é... ele tinha razão!!!!!
Ela veio pelo México!!!!

Ele disse que a mãe dele
nasceu analfabeta...
Pois é...
A mãe de quem... não nasceu analfabeta???

Um abraço,

seu amigo Bruno Rangel

Anônimo disse...

A FALA COLOCADA AO MEIO DA POSTAGEM SÓ PODERIA TER SAIDO DE UM DESVAIRADO,ALÉM DE DESINFORMADO.O Sr.PRESIDENTE TEM DITO,E COM CIÊNCIA,QUE A CRISE NÃO AFETA O BRASIL A PONTO DE SE REALIZAR UMA INTERVENÇÃO DO CALIBRE DA AMERICANA,VISTO QUE AQUELA É MUITO MAIOR NOS EUA.NO ENTANTO,QUANDO TAL CRISE COMEÇAR INTENSIFICAR SEUS EFEITOS NO BRASIL,POIS COMO O Sr. PRESIDENTE DISSE "JÁ HÁ EFEITOS AQUI MAS ESTÃO SENDO COMBATIDOS",HAVERÁ SIM UMA INTERVENÇÃO SEGURA E INTENSA COM VISTAS A SANÁ-LOS.E TUDO GRADATIVAMENTE,SEM NEURA.

A PROPÓSITO,UM BOM LÍDER TEM BONS HOMENS NAQUILO EM QUE É FRACO.O SR. PRESIDENTE É O LÍDER DA NAÇÃO E TEM BONS HOMENS NAQUILO EM QUE PORVENTURA SEJA FRACO,COMO O SR. MANTEGA E O SR. MEIRELLES.

ATÉ A PRÓXIMA...

Adriano Faria disse...

Dr. Lavat

Obrigado pela visita.
o blog tem esse sentido, discutir opnioes e aprender sempre.
A crise ja afetou o Brasil, as ultimas quedas no indice bovespa nos fizeram retornar a janeiro de 2006.
Mas o Brasil esta firme e se recuperará bem.

Quanto ao Sr. Presidente, é minha opnião, a do comentario anterior etc.. isso faz parte da democracia.
Acredito que Lula (molusco marinho com tentaculos, cabeça grande e ôca), nunca foi um lider, ele foi explorado por lideres. Agora que ele tem uma imagem construida em cima de pobres e ignorantes.. isso eu concordo.. .ele foi mestre nisso.

obrigado e visite sempre o blog

abraços e sucesso pra voce..

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO