Mais petroleo
A Petrobras anunciou ontem que comprovou a ocorrência de mais uma jazida de óleo leve nos reservatórios de pré-sal na bacia de Santos. O consórcio para exploração do bloco BM-S-9 em águas ultraprofundas é formado por Petrobras (45% de participação), BG Group (30%) e Repsol YPF (25%).
O óleo leve tem maior valor comercial. O bloco BM-S-9 é composto por duas áreas exploratórias. Na maior delas foi perfurado o primeiro poço, chamado de Carioca, com descoberta anunciada em 5 de setembro. O novo poço foi denominado informalmente de Guará e fica na área menor do bloco, a cerca de 310 quilômetros da costa do Estado de São Paulo, em lâmina d'água de 2.141 metros. O poço se encontra em perfuração.
Segundo a Petrobras, a descoberta foi comprovada por meio de amostragem de óleo por teste a cabo. Após a conclusão do poço, o consórcio fará investimentos para verificar as dimensões da jazida e as características dos reservatórios. Para isso, encaminhará um plano de avaliação para a Agência Nacional do Petróleo.
No fim de maio, a estatal havia anunciado a descoberta de óleo leve em águas rasas na bacia de Santos. A descoberta está no bloco BM-S-40 e acima da camada pré-sal.
Refinaria
A Petrobras investirá US$ 11 bilhões na construção de nova refinaria com capacidade de 300 mil barris diários. O local já foi definido: o Ceará, na área do porto de Pecém, num terreno doado pelo governo do Estado.
Segundo o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, a nova refinaria será focada na produção de diesel, que corresponderá a 60% do volume a ser processado.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário