sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Certificado digital de ações

A bolsa de valores lança facilidades para o acionista, o certificado digital de ações. Acompanhe:

A partir de hoje (30/01/2009) está mais fácil para o acionista provar a posição no capital de uma companhia na hora de exercer o direito de voto nas assembléias. A BM&FBovespa anunciou ontem o início do funcionamento de um sistema eletrônico para se obter o certificado de propriedade de ações. É esse documento que garante o direito de participação nas reuniões e também define com qual quantidade de papéis o investidor votará.
Até então, o investidor precisava ir até o custodiante de suas ações pedir tal documento. A instituição, por sua vez, solicitava para a bolsa essa informação, pois é na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) que os dados ficam armazenados. O processo exigia, além de deslocamento, uma espera que podia superar 15 dias na temporada anual de assembléia - época em que o serviço é muito demandado.
A iniciativa da BM&FBovespa foi motivada por solicitação feita pela Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec) , no ano passado, após avaliar a temporada de assembléias gerais de 2008 e verificar espaço para melhorias. Agora, basta que o acionista ou fundo solicite o documento ao custodiante, que pode responder quase imediatamente com uma versão eletrônica do certificado.

Amarilis Sardenberg, diretora executiva das clearings depositárias e de risco da BM&FBovespa, diz que a medida é apenas um primeiro passo. A idéia agora é formar um grupo de trabalho para discutir outras melhorias para facilitar a participação em assembléias.
Na avaliação de Luiz Fernando Figueiredo, presidente da Amec, ao facilitar a atuação será possível elevar a presença dos minoritários nas reuniões e, com isso, ampliar a atividade deles nas companhias.
De acordo com Edson Garcia, superintendente da Amec, o objetivo é que no futuro, com a contínua evolução tecnológica, o investidor não precise levar o certificado à reunião. A própria companhia poderá acessar o sistema e verificar a posição de papéis desse acionista.

Fonte: Valor Econômico

Seja o primeiro a comentar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO