Dicas de Investimentos para 2009
Boa tarde,
Para quem pretende fazer algum investimento não tão alto com mais segurança em 2009, a Você S/A fez uma matéria sobre onde e como investir entre R$ 500 a R$ 10000 reais.
Veja as informações e escolha a sua, boa sorte!
500 REAIS
Onde investir: Poupança
Por quê: Quem investe na poupança não deixa o dinheiro parado na conta corrente e fica livre da cobrança do Imposto de Renda (IR). O dinheiro pode ser sacado sem perder a rentabilidade. “Se o investidor não usar o dinheiro da poupança em um ano, ele pode transferir uma parte para a renda fixa, onde a rentabilidade é maior”, diz o consultor financeiro Augusto Sabóia, da Sabóia Advisors, de São Paulo.
Rentabilidade: A poupança rende cerca de 0,5% ao mês mais a variação da Taxa Referencial (TR).
1 000 REAIS
Onde investir: Tesouro Direto
Por quê: Esses papéis são usados para financiar a dívida do governo e pagam ao investidor uma taxa de juro. Há vários tipos de títulos — os prefixados, os pós-fixados e os indexados a índices de inflação são os mais comuns. Você só consegue comprar títulos do Tesouro por meio de uma corretora, que cobra taxas que podem chegar a 5%. Há também a cobrança de 0,4% ao ano sobre o valor do título, feita pela Câmara Brasileira de Liquidação e Custódia. “No Tesouro Direto os títulos de longo prazo são vantajosos, mas no curto prazo é necessário que o investidor entenda um pouco mais sobre o que está comprando”, diz o consultor José Taboada Estevez, da Fabiano Calil Consultoria, de São Paulo. O Tesouro Direto vende pela internet www.tesourodireto.gov.br
Rentabilidade: Um título Nota do Tesouro Nacional série B (NTN-B) com vencimento em 2013 vai garantir ao investidor juros de 9% ao ano mais a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o índice oficial da inflação.
2 500 REAIS
Onde investir: Certificado de Depósito Bancário (CDB) pós-fixado e fundos DI
Por quê: As taxas de juro dos CDBs subiram bastante desde o começo da crise financeira internacional e se tornaram uma boa alternativa de investimento. Já os tradicionais fundos DI seguem a variação da taxa básica de juros da economia, a Selic, que está em 13,75% ao ano, e continuam um porto seguro para os investidores tradicionais. “Esses investimentos são boas opções para quem não quer volatilidade e tem baixa tolerância a risco”, diz Eduardo Jucervic, superintendente de investimentos do Banco Real, em São Paulo.
Rentabilidade: Variam de banco para banco. Em média, os CDBs pós-fixados ficam em 1,07% ao mês. E os ganhos dos fundos DI ficam em 1,04% ao mês.
5 000 REAIS
Onde investir: Previdência privada
Por quê: Você pode escolher entre os planos Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). O que vai definir a sua escolha é o sistema de tributação. No PGBL você pode abater até 12% das contribuições anuais no Imposto de Renda. Quem tem 40 anos vai precisar fazer mensalmente depósitos de 1 500 reais para chegar aos 65 anos com uma aposentadoria mensal de 15 000 reais.“O indicado é conversar com o gerente do banco para saber qual o valor ideal que você deve investir para realizar seus sonhos no futuro”, diz José Roberto Ferreira Savóia, professor de fi nanças da Faculdade de Economia e Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
Rentabilidade: Planos de previdência arrojados, que investem em ações, podem ter rendimento mensal de 2,5%. Já as aplicações mais conservadoras podem render até 1,20% ao mês.
10 000 REAIS
Onde investir: Ações
Por quê: A crise financeira derrubou o preço das ações da maior parte das companhias. A pechincha pode ser uma boa hora para os investidores que têm sangue frio. Os especialistas financeiros dão algumas dicas. A primeira é investir em ações de empresas que pagam bons dividendos. Bons exemplos são as companhias dos setores de energia elétrica, que têm receita certa com as tarifas, e também nos papéis dos bancos. Outra dica é sempre diversificar as aplicações e investir em ações de companhias consideradas sólidas, como Vale e Petrobras.
Rentabilidade: Com a volatilidade do mercado financeiro, o preço das ações pode variar muito de um dia para o outro. “Neste momento, não há como prever um cenário de rentabilidade para as ações”, diz Augusto.
Fonte: Você S/A
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário