segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Compra de ações da Petrobrás com o FGTS; mas Lula nega!

O governo estuda autorizar o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para compra de ações da Petrobras, disse ontem o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, em entrevista à rádio CBN, confirmando informação publicada pelo jornal Folha de S. Paulo. "A Petrobras vai ter recursos para investir na prospecção do pré-sal, que tende a ser uma das maiores produções da história do Brasil", disse. Segundo Lupi, estudos sobre a retomada das aplicações ficarão prontos no fim deste ano.

O senador Delcídio Amaral (PT-MS), ex-diretor da Petrobras, disse que a idéia de retomar a aplicação do FGTS em ações da estatal já circula pelo governo há algum tempo. "É uma idéia simpática porque socializa o capital", comentou.
"É importante do ponto de vista político e bom para o trabalhador, pois as pessoas que aplicaram o Fundo de Garantia não se arrependeram."

Os trabalhadores foram autorizados a aplicar parte de seu saldo no Fundo em ações da Petrobras em 2000. De lá para cá, o rendimento acumulado é da ordem de 750%. Atualmente, o total aplicado em ações da Petrobras é de cerca de R$ 8,5 bilhões.

O governo, porém, ainda não bateu o martelo sobre a questão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quis se manifestar sobre o assunto.

Palavras do Presidente Lula sober o assunto:

"Eu acho abominável alguém fazer uma manchete irresponsável daquele jeito sem nunca ter conversado comigo e sem que eu nunca tivesse sequer pensado na idéia. Eu fiquei surpreso quando vi a matéria e acho isso irresponsabilidade. Eu acho irresponsável porque isso mexe com o mercado, mexe com ações, por uma coisa que eu nunca falei", afirmou o presidente nesta segunda-feira (22).

"Agora nos resta saber quem diz a verdade, lembrando que isto já foi feito no passado. Também que o o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, confirmava o estudo, por parte do governo"

Fonte: (Lu Aiko Otta e Vera Rosa-Agência Estado) e G1

Seja o primeiro a comentar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO