segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Bovespa seguirá "sofrendo"

Bovespa seguirá "sofrendo", diz analista

O economista Ramón Aracena, especialista em Brasil no IIF (Instituto de Finanças Internacionais, que reúne uma rede de 375 instituições financeiras no mundo), afirma que a Bolsa brasileira continuará "sofrendo", no médio prazo, as conseqüências do desaquecimento nos Estados Unidos, que deve se prolongar durante o próximo ano.
"Nunca acreditei na tese do descolamento. O fato é que algumas economias emergentes, como a brasileira, estão mais resistentes a choques externos. O que acontece é que quando a Bolsa de Nova York apresenta um desempenho negativo, como tem ocorrido, há contágio em todos os outros mercados emergentes. Todos acabam se molhando nessa chuva."
Aracena diz que, embora o Brasil apresente "bons fundamentos, grandes reservas internacionais e credibilidade", o país "não está imune".

"Note que, no início do ano, bem em meio à crise de crédito nos Estados Unidos, a Bolsa brasileira estava subindo. Mas, neste momento, há um temor maior de que haja um esfriamento econômico em nível mundial, e isso está afetando a performance de todas as Bolsas. Enquanto a economia mundial estiver diante dessa perspectiva, as Bolsas vão sofrer", disse.
"No fundo, o problema é que os investidores estrangeiros estão nervosos com a queda dos preços das commodities. Como a Bolsa brasileira é muito dependente deles [43% do Ibovespa está atrelado ao setor de commodities], o mercado está sofrendo. O estresse atual na Bolsa não é problema apenas do Brasil. Está acontecendo em quase todos os mercados mundiais, emergentes ou não. O contágio é geral."
Aracena afirma que o IIF deve divulgar nas próximas semanas uma revisão, para baixo, das perspectivas de crescimento da economia brasileira, especialmente em decorrência do "contágio" vindo dos EUA.
"Para os EUA, 2009 será um ano complicado. O principal é solucionar os problemas atuais no sistema de crédito. Mas o fato é que ninguém sabe ao certo o que deve acontecer no país ou nas outras economias industrializadas", afirma Aracena.

Seja o primeiro a comentar

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO